18 de janeiro de 2009

Porquê Movimento por Marvão?


“Há polémicas em que os partidários ardentes têm um interesse demasiado para que estejam dispostos a fazer concessões ao público extrapartidário…” Assim, descrevia Fernando Pessoa, em 1919, as dificuldades que os cidadãos sem cor partidária tinham no acesso aos centros de decisão da época. Noventa anos mais tarde o panorama é idêntico, os partidos mudaram de nome mas a estrutura é semelhante, as cabeças transfiguram-se mas os interesses são os mesmos, encenam-se debates mas a hierarquia é quem manda. E assim é também em Marvão.

As decisões que fixam o futuro do Concelho de Marvão não correspondem aos anseios da população, os partidos, por sua vez, actuam sem auscultar a população; isto é a falta de autenticidade do poder – a separação da constituição formal da realidade observada. Aqui está a primeira explicação etimológica do Movimento por Marvão. Este grupo independente de cidadãos constitui um novo espaço de participação cívica e política, que representa todos os que se identifiquem com ele, sem obedecer a critérios hierárquicos, sem a necessidade de acomodar clientelismos, numa perspectiva de inclusão.

O nome Movimento por Marvão surge numa época de profunda depressão económica, social e cultural do Concelho de Marvão; exige-se, assim, uma nova dinâmica, um novo rumo e uma nova geração. O debate sobre o desenvolvimento de Marvão necessita de um Movimento integrador, que reflicta as necessidades reais do Concelho.

O Movimento por Marvão não é uma construção a curto-prazo, enganem-se aqueles que pensam que este espaço tem os dias contados, porque a responsabilidade que os membros do MporM estão a assumir não termina em 2009, irá continuar, representando os anseios de todos os Marvanenses. Esta construção a longo-prazo influenciou o nome – “Movimento por Marvão” – onde os seus membros não se juntaram momentaneamente para atingir um determinado fim; ao invés, continuarão a trabalhar, nos próximos anos, para o desenvolvimento do Concelho de Marvão.
Esta é a realidade do Concelho de Marvão, onde um grupo independente de cidadãos decidiu intervir, e criar um espaço de participação para todos os habitantes e amigos do Concelho de Marvão, e a que chamou: Movimento por Marvão!

Tiago Pereira, 17 de Janeiro de 2009


13 de janeiro de 2009

Bem Vindo ao Movimento por Marvão


Hoje tem início um novo tempo..
Fernando Gomes
Fernando Gomes

Um tempo em que um grupo de Munícipes, atentos à condução dos destinos do Concelho de Marvão, decide assumir um compromisso e empenhar-se na construção do nosso futuro.
Um tempo novo, em que passamos das palavras à acção, em que o desejo de fazer, a vontade de construir, se tornou mais importante do que ficar de fora a observar.

É um novo tempo, em que todos os Munícipes e todos os Amigos de Marvão, estejam onde estiverem, devem ajudar a construir um novo rumo para o Concelho.

É este o tempo! Não podemos adiar mais este importante desafio. É preciso que todos e todas, apesar das diferenças compreendam que o futuro só se constrói unindo esforços e vontades.

É este o Compromisso do Movimento por Marvão. É este o desígnio que a todos nos move.

Um novo rumo, uma nova geração!

Fernando J M Gomes

12 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa n.º 01 de 2009 - Divulgação pública do Movimento por Marvão

O nascimento do Movimento por Marvão


Nos dias 10 e 11 de Janeiro teve lugar a primeira actividade pública do Movimento por Marvão. Tratou-se da distribuição do Compromisso com o Concelho de Marvão, um documento que reúne uma série de ideias que servem de base à acção do grupo e que este gostaria de desenvolver e aplicar, tendo sempre em vista o desenvolvimento do Concelho e a qualidade de vida dos seus Munícipes.

Percorrendo praticamente na íntegra todo o Concelho, sob um frio glacial, os membros do Movimento por Marvão lá foram distribuindo pessoalmente o Compromisso ou colocando-o na caixa de correio dos Munícipes. A tarefa não foi fácil, pois algumas são bastante difíceis de encontrar e as novas caixas sem ranhura, impedem que se coloque o correio de forma individual. Àqueles a que, por algum motivo não tenha chegado, pedimos desculpa e lembramos que está disponível no nosso site, onde poderá ser consultado.

A distribuição do Compromisso permitiu ainda, para além de um excelente passeio pelas paisagens magníficas do Concelho, um contacto privilegiado com os Marvanenses, cujos reparos ou pareceres em muito nos ajudaram sobre os mais variados assuntos. Recebemos imediatamente algum feedback em relação ao desdobrável e, felizmente, positivo em quase todos os casos.

De qualquer forma, é extremamente importante para nós sabermos qual é a sua opinião sobre este ou qualquer outro assunto, portanto recomendamos que no-la dê. A troca de ideias e opiniões, além de democrática, é sempre frutuosa. Não deixe de participar e de contribuir para o debate cívico! Temos todos a ganhar com isso.


10 de janeiro de 2009

Compromisso com o Concelho de Marvão

Movimento por Marvão

Compromisso com o Concelho de Marvão

Um grupo independente de cidadãos, inquietos com o estado de depressão social, cultural e económica do Concelho de Marvão, compromete-se a contribuir para o seu desenvolvimento, num processo de inclusão e participação de todos os habitantes e amigos do Concelho de Marvão.

1. O Movimento por Marvão é um espaço de intervenção cívica e política, que se assume como alternativa à condução dos destinos do Concelho de Marvão, apresentando uma candidatura independente às próximas eleições autárquicas. No âmbito da sua actuação, pretende envolver os munícipes nos processos de tomada de decisão, dos quais resultem consequências concretas que dêem resposta às necessidades da população;

2. Apontamos como objectivo a criação de novas políticas que tenham impacto no desenvolvimento real do Concelho, apostando na formação e qualificação dos Marvanenses, fomentando a criação de novos postos de trabalho, promovendo uma verdadeira política de habitação que combata de forma eficaz a morte social do Concelho de Marvão;

3. Consideramos urgente a necessidade de medidas que dinamizem a actividade económica já existente, que incentivem a produção e comercialização integrada de outros produtos tradicionais e que criem condições objectivas de atracção de novos investimentos;

4. Somos herdeiros de um vasto património histórico e cultural que importa salvaguardar, promover e dinamizar de forma determinada e num processo de reflexão partilhado com os munícipes, o que não tem acontecido. Para este fim, é necessária uma verdadeira política cultural que seja factor de valorização do Concelho de Marvão, não só pela atracção de novos públicos, mas também pelo enriquecimento cultural dos habitantes do Concelho;

5. Num Concelho como Marvão, jovens e idosos devem ser uma prioridade na actuação do Município. A este cabe um papel fundamental para que os jovens disponham de condições educativas, culturais, desportivas e lúdicas que lhes permitam desenvolver as suas competências e viver com qualidade. No que respeita aos mais idosos, é necessário capacitar as nossas instituições locais para uma nova abordagem social, assente no conceito de envelhecimento activo, que ajude à melhoria da qualidade de vida da população idosa; assume igual importância a criação de mecanismos de mobilidade que permitam o acesso dos mais velhos aos cuidados de saúde.

Entre muitas outras, são estas razões que nos levam a estar todos por Marvão, numa perspectiva de união de esforços e vontades de todos os Marvanenses e amigos de Marvão que, acreditando nestas ideias para o desenvolvimento do Concelho, juntos trabalharão para as concretizar.

Marvão, Janeiro de 2009