9 de julho de 2009

Da Beirã ao Entroncamento


Com o objectivo de perceber o estado da linha-férrea que serve Marvão, dois membros do Movimento por Marvão embarcaram na Beirã, no dia 8 de Julho, no comboio das 14:59 rumo ao Entroncamento. Esta viagem pretendeu demonstrar que um Concelho como o de Marvão não pode esquecer a importância que ainda nos dias de hoje representa ter uma estação ferroviária activa no panorama nacional.

O bilhete custou €8,25, um preço acessível se compararmos a relação qualidade/preço que costumamos encontrar nos transportes portugueses. A nova automotora é bastante confortável, silenciosa e é climatizada, atributos estes que fazem esquecer a automotora de outros tempos: poluente e ruidosa.

Foi também constatado que a carruagem chegou quase lotada ao Entroncamento, o que comprova que ainda há muita gente que se serve do comboio na nossa região, apesar do brutal desinvestimento nas linhas de caminho-de-ferro em Portugal. A falta de investimento nesta linha dita que muitos outros serviços que lhe estavam subjacentes se contraiam. Por exemplo na Torre das Vargens, onde se muda de linha, não há um único café aberto para os passageiros.

No que se resume ao âmbito do Concelho de Marvão, tem de haver uma atenção especial para com a Estação da Beirã, que terá de ser divulgada e dinamizada de forma a reinventar o seu espaço e voltar a dar-lhe a vida que já conheceu. No que respeita à divulgação, todos os munícipes, estabelecimentos do Concelho e pessoas que visitam Marvão devem poder dispor de informação clara e acessível acerca dos comboios que passam pela estação da Beirã, sob pena de o Concelho de Marvão perder uma infra-estrutura que pode ser essencial no alavancar do seu desenvolvimento, bem como os seis postos de trabalho directos que ainda mantém.







.